O momento do exame preventivo pode causar muita ansiedade. Por isso, entenda tudo o que precisa sobre o preventivo e mantenha-se tranquila na hora de realizar o exame.
O Exame Preventivo, também chamado de Papanicolau ou CCO, é a estratégia mais eficaz na prevenção das lesões e câncer de colo de útero. Este permite a visualização do colo de útero e o tratamento de lesões que podem se tornar cancerígenas antes que a situação se agrave. Continue comigo e entenda tudo o que você precisa sobre o preventivo.
O que é o Preventivo?
Por definição, o Exame Preventivo é o procedimento que nos permite visualizar o colo do útero e diagnosticar lesões nessa região.
‘’Mas, doutora, o que é o colo do útero?’
Se você tem essa dúvida, fique tranquila. Vamos esclarecer isso agora.
O colo uterino é a parte inferior do útero que fica localizada junto a vagina. Entre o colo do útero e a vagina temos um canal por onde os espermatozoides penetram e por onde sai o sangue menstrual. Veja na imagem:
O colo uterino é dividido em 3 regiões. São elas:
- Endocérvice: parte interna do colo uterino
- Zona de transformação: região de transição para a vagina
- Ectocérvice: parte que fica em contato com a vagina
A zona de transformação é a que mais apresenta os tumores de colo de útero. Por isso, é a região que precisa ser observada no exame Preventivo.
Como o Exame Preventivo é feito?
O exame é realizado a partir da introdução do espéculo na vagina. A mulher ficará em posição ginecológica e o ginecologista, afastando os pequenos lábios, irá introduzir o espéculo de forma oblíqua no canal vaginal. Ao inserir o acessório, o médico irá abrir o espéculo para conseguir visualizar as paredes da vagina, o colo uterino e realizar a coleta de citologia oncótica.
O exame não é doloroso, mas você pode se sentir desconfortável, afinal, ter um instrumento entrando na vagina para avaliar o colo do útero não é algo agradável para nenhuma mulher. Entretanto, é um exame tranquilo, feito no próprio consultório e você pode comunicar ao seu médico qualquer forma de desconforto. Não se envergonhe, ok?!
Após a introdução do espéculo, o médico irá coletar a secreção do colo uterino com um instrumento semelhante a uma espátula.
Por fim, o espéculo será retirado e o exame finalizado. O material colhido será analisado no laboratório e, em poucos dias, você terá o resultado do exame.
É importante lembrar que todas as mulheres com vida sexual ativa, independentemente da idade, devem realizar o preventivo. Isso, pois, o HPV, vírus transmitido sexualmente, é o principal agende causador de lesões que podem se tornar cancerígenas.
Mulheres de qualquer faixa etária que tenham vida sexual ativa devem fazer o exame ao menos uma vez por ano.
Como se preparar para o exame?
Por ser um exame que avalia as secreções, é importante não ter relações sexuais, usar lubrificantes e camisinhas ao menos dois antes do exame. Além disso, também não se deve estar menstruada, a não ser que sua queixa seja justamente o sangramento anormal.
Você também não precisa se preocupar com depilação. Estar depilada pode facilitar o exame, mas não é um fator impeditivo. Além disso, não se preocupe com odores. A avaliação ginecológica é justamente para identificar sinais de que algo não está bem com sua saúde íntima.
A partir dos resultados que você receber, o médico te passará o tratamento e outros exames, se necessário. Se estiver tudo bem, você deverá repetir o preventivo no prazo de 1 ano.
Agora que você já entendeu como é o exame e já está mais tranquila, busque um médico de sua confiança e agende uma consulta.