Cardiotocografia: o que é e quando fazer na gravidez?

A cardiotocografia é o exame que avalia a saúde do bebê ainda no útero. Ele permite observar se o bebê está recebendo nutrientes e oxigênio de maneira suficiente. Saiba aqui quando você deve realizar este exame na gestação.

A cardiotocografia é um exame médico utilizado para avaliar a saúde fetal durante a gestação. Este procedimento é frequentemente utilizado para monitorar a frequência cardíaca do bebê e as contrações uterinas, para determinar se o feto está recebendo oxigênio e nutrientes suficientes da placenta.

O que é a cardiotocografia?

A cardiotocografia é um exame não invasivo realizado durante a gravidez para avaliar a saúde fetal. Ele envolve a monitorização da frequência cardíaca fetal e das contrações uterinas, para garantir que o feto esteja recebendo oxigênio e nutrientes suficientes da placenta.

A cardiotocografia é geralmente realizada após 26ª semana de gravidez e pode ser recomendada em casos de gestações de alto risco ou quando há suspeitas de complicação. Geralmente, é um exame que não exige preparo materno.

Como é realizada a Cardiotocografia?

A cardiotocografia é um exame indolor e não invasivo, geralmente realizado em clínica ou hospital maternidade. Durante o procedimento, a mãe é posicionada em uma cadeira reclinável ou maca e um cinto é colocado ao redor da barriga para fixar dois transdutores. Um transdutor é usado para monitorar a frequência cardíaca fetal e outro para monitorar as contrações uterinas

O transdutor que monitora a frequência cardíaca fetal utiliza ultrassom para detectar os batimentos cardíacos do feto. O transdutor que monitora as contrações uterinas mede a

pressão da barriga da mãe quando ela tem uma contração. Além disso, a mãe segura uma ponteira que deve ser apertada quando o bebê se movimentar.

O exame pode durar de 20 minutos a uma hora, dependendo do caso e do estado do feto.

Resultados da Cardiotocografia

Os resultados da cardiotocografia são analisadas por um médico ou profissional de saúde treinado, que avalia a frequência cardíaca fetal e as contrações uterinas para determinar se o feto está recebendo oxigênio e nutrientes suficientes da placenta.

Os resultados são normalmente apresentados em um gráfico, que mostra a frequência cardíaca fetal e as contrações uterinas ao longo do tempo.

Um resultado normal mostra uma frequência cardíaca estável, com variações regulares e sem decréscimos significativos. Um padrão indeterminado indica que mais informações são necessárias para avaliar a saúde fetal, enquanto um padrão anormal pode indicar que o feto está em risco.

Fique tranquila, pois, esta interpretação é responsabilidade do médico que acompanha seu parto e, conforme os resultados, ele comunicará a decisão que achar melhor. Por isso, tenha uma equipe de confiança te acompanhando desde o início da gestação.

Quando a cardiotocografia é realizada?

Geralmente, após a 26ª semana de gravidez, quando o feto é grande o suficiente para ser monitorado com precisão. A cardiotocografia também pode ser recomendada em casos de gestação de alto risco, tais como gestações múltiplas, diabetes gestacional e hipertensão. Nestes casos, o médico que te acompanha recomendará este exame.

Além disso, a cardiotocografia será realizada nos primeiros sinais e durante o trabalho de parto, para garantir que o bebê está saudável enquanto realiza os movimentos para nascer.

Rua João Pessoa, 161, Centro Cáceres, MT, 78210-040

Entre em Contato

Entre em Contato

(065)99689.1211

Nos escreve por e-mail

Nos escreve por e-mail

[email protected]