Saúde é um investimento caro e a consulta médica precisa ser aproveitada ao máximo, por isso, separamos algumas dicas para você fazer valer todo o investimento com o profissional que escolher.
Você já sabe que as consultas médicas são momentos importantes para cuidar da sua saúde e prevenir ou tratar possíveis problemas.
Infelizmente, muitas pessoas investem em um atendimento particular, geralmente com um médico especialista, e saem da consulta com aquela famosa sensação de que algo está faltando, ou ainda repletas de dúvidas sobre os próximos passos do cuidado. É provável que você mesmo já tenha tido essa péssima experiência.
Para evitar estes transtornos e aproveitar ao máximo a consulta médica, confira as 5 dicas que separamos abaixo e sempre damos de instrução aos nossos pacientes.
PRIMEIRO: Faça uma lista de perguntas
Vamos ao médico quando precisamos de ajuda, certo?
Geralmente, percebemos alguma diferença ou sintoma e logo ficamos preocupados. Inclusive, antes mesmo de procurar ajuda profissional, tentamos descobrir a causa do que estamos sentido no Google ou outras redes de busca, não é mesmo?
Não faz mal algum buscar informações ou tentar desvendar o mistério da sua saúde. Porém, isso tudo pode te deixar apreensivo e cheio de dúvidas. Por isso, anote tudo o que te angustia e questione ao médico que irá te atender.
Isso servirá para o seu alívio.
Além disso, você também pode questionar sobre as medicações que está tomando, seu histórico familiar ou outros fatores que possam afetar sua saúde.
SEGUNDO: Seja honesto e aberto
‘’Quem nunca errou, que atire a primeira pedra!’’
Quando o assunto é saúde, é natural tentarmos amenizar sintomas que nos deixam envergonhados ou até mesmos hábitos que sabemos não serem os melhores.
Ainda assim, mesmo que você se sinta envergonhado, é importante dizer abertamente tudo o que te incomoda e responder todas as perguntas que seu médico te fizer. Isso é importante para o profissional chegar ao diagnóstico e tratamento adequado.
TERCEIRO: Anote as recomendações
Durante a consulta, seu médico pode fornecer várias recomendações, como mudanças na dieta, exercícios físicos, exames ou medicações.
Para não esquecer, anote tudo o que foi dito em um aplicativo de notas no seu celular. Isso também servirá para lembrar das orientações que precisará seguir.
QUARTO: Pergunte sobre opções de tratamento
Se seu médico recomendar algum tratamento ou medicação, fique à vontade para perguntar sobre as opções disponíveis.
É importante entender os prós e contras de cada opção para decidir informada.
Se tiver, questione. Além disso, com mais informações, você conseguirá pesquisar mais seguras sobre sua condição de saúde.
QUINTO: Marque um retorno
Se seu médico recomendar um acompanhamento ou retorno, certifique-se de marcar a consulta o mais breve possível.
Isso permitirá que você acompanhe o progresso do tratamento e tire outras dúvidas que possam surgir.
Não ignore o acompanhamento médico, pois ele é fundamental para manter sua saúde em dia.
Por fim, como uma dica bônus: conheça o médico antes de consultá-lo. Busque recomendações e opiniões de outros pacientes. As redes sociais e páginas como o Google são uma ótima ferramenta para isso. Se conhecer o profissional, se sentirá mais seguro durante a consulta.
Seguindo essas dicas, você pode aproveitar ao máximo sua consulta médica e garantir que sua saúde esteja sempre em dia. Lembre-se sempre de que cuidar da sua saúde é um investimento de longo prazo.