Ginecologia Geral e Integrativa

Clique no procedimento para detalhes

A consulta ginecológica deve fazer parte da rotina de cuidados de saúde de toda mulher, com objetivo de prevenção e rastreamento de diversas patologias. O médico ginecologista é o profissional que atua no aconselhamento da sua paciente, facilitando escolhas adequadas para suas necessidades e de maneira individualizada.

A Clínica Dalbem adota os princípios da ginecologia integrativa, o que significa atuação em todos os fatores relacionados à saúde da mulher, e não apenas os aspectos ginecológicos. Para isso, o ginecologista trabalha com a promoção da saúde e prevenção de doenças com tratamentos complementares e com equipe multidisciplinar.

A consulta com médico ginecologista vai além dos cuidados gerais com a saúde da mulher. Presente na vida da mulher em todas as fases da sua vida (adolescência, idade adulta, gestação e climatério), o ginecologista frequentemente é o primeiro profissional a ouvir suas queixas menstruais, de relacionamento, problemas de fertilidade ou queixas gestacionais, além de alterações de humor, obesidade entre outras inúmeras queixas.
A consulta de rotina, inclui:
– anamnese (conversa sobre sinais e sintomas que possam estar acontecendo)
– exame físico e exame ginecológico, com ou sem a coleta do exame preventivo de câncer do colo do útero (exame de Papanicolaou), de acordo com a indicação
– solicitação de exames complementares quando necessário (sangue, de urina e os de imagem (por exemplo: ecografia das mamas ou pélvica, mamografia, entre outros).
FREQUÊNCIA: a partir da primeira menstruação, as consultas acontecem pelo menos uma vez ao ano, quando o médico poderá orientar sobre métodos contraceptivos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, etc.
A solicitação de exames depende da idade, fatores de risco, se já foram identificadas alterações (acompanhamento) e de eventuais queixas da paciente.

Como se preparar para o exame:

Recomenda-se:

• Trazer exames realizados anteriormente.
  • Anotar suas dúvidas ou questionamentos.
Anotar a data da última menstruação.
Anotar nome dos medicamentos em uso.
  • Não ter relação sexual 24 horas do exame. Não é impeditivo para realizar a consulta mas atrapalha caso haja necessidade de coleta de material para investigação de infecções ou realizar o preventivo.

O DIU é um dispositivo pequeno e flexível que deve ser inserido pelo médico no interior da cavidade uterina. Existem dois tipos principais de DIU: o DIU não hormonal, também conhecido como DIU de cobre e DIU de prata, e o DIU hormonal, que contém um hormônio derivado da progesterona (levonorgestrel).

A Clínica Dalbem realiza a inserção e retirada do DIU de cobre, DIU de cobre e prata e DIU hormonal. Todos os procedimentos acontecem sob acompanhamento ultrassonográfico, ou seja, o médico acompanha o trajeto do DIU até que o mesmo esteja posicionado adequadamente. Isso reduz o desconforto da paciente e, principalmente, torna o procedimento mais seguro, com risco praticamente inexistente de perfuração uterina.

Este procedimento é realizado por via endocavitária, sendo necessário preparo.
Reter a urina 1 h antes do exame e trazer absorvente.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Duração: de 15 a 30 minutos

Este procedimento possui Termo de Consentimento informado e esclarecido, que será entregue no ato do agendamento ou no atendimento da recepção.

Os Implantes hormonais são pequenos tubos de silicone ou de material isomolecular (reabsorvíveis) implantados sob a pele que liberam hormônios na corrente sanguínea de forma contínua e são recomendados para tratamento de diversos problemas ginecológicos.

A duração pode variar entre 6 meses a três anos, dependendo do objetivo de cada paciente. Pode ser usado como método contraceptivo, tratamento de sintomas menstruais, endometriose além de reposição das deficiências hormonais.

O implante tem muitas vantagens, dentre elas evitar o esquecimento (que ocorre nos tratamentos via oral), e possuir menor incidência de efeitos tromboembólicos.

Procedimentos de inserção ou retirada de implantes deve ser realizado após uma avaliação ginecológica completa onde avalia-se a necessidade e a indicação médica.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Duração: de 15 a 30 minutos

Procedimentos realizados para tratar patologias dos órgãos genitais femininos, como por exemplo curetagem uterina semiótica, miomectomia, histerectomia, ooforoplastia e/ou ooforectomia.