SOP: o que você precisa saber sobre a Síndrome dos Ovários Policísticos

Entenda os sintomas da SOP e como ter uma vida normal após o diagnóstico. Saiba também se é possível ou não engravidar tendo SOP.

A Síndrome dos Ovários Policísticos, mais conhecida como SOP, é uma das desordens metabólicas que mais afeta mulheres em idade fértil. Cerca de 30% das brasileiras possuem esse diagnóstico. Entenda aqui o que é a SOP e como ter uma vida normal após receber o diagnóstico.

O que é a SOP?

A SOP é uma doença metabólica, pois além dos sintomas ginecológicos pode cursar com manifestações hormonais e sistêmicas. Sua causa, infelizmente, ainda é desconhecida. Porém, já identificamos que há uma predisposição genética associada aos fatores ambientais e estilo de vida. O principal distúrbio ginecológico da SOP é a presença de ciclos menstruais anovulatórios, ou seja, a mulher não tem ovulação.

Como comentei, não sabemos com exatidão a causa da SOP, mas os estudiosos já identificaram que existe uma alteração nos hormônios responsáveis pela liberação de células no ovário feminino. Os hormônios mais afetados são o estrogênio e o androgênio.

Nas mulheres com SOP, há um desequilíbrio destes hormônios, sendo que o estrogênio fica em menor quantidade e o androgênio em maior. Como resultado, as células ovarianas não se desenvolvem e acabam formando cistos, como bolinhas cheias de líquido, presos ao ovário. Consequentemente, a mulher não tem ovulação e pode apresentar amenorreia, ou seja, não menstruar.

Além disso, esta relação desarmônica entre estrogênio e androgênio é responsável pelos outros sintomas da SOP, como obesidade, acne, excesso de pelos pelo corpo, alterações na voz e resistência à insulina. Comentaremos mais sobre estes sintomas.

Quais os sintomas da SOP ?

É comum que as manifestações clínicas da SOP surjam após a puberdade e se caracterizam por:

Disfunção Menstrual:

Mulheres com SOP não apresentam ovulação, portanto, podem ter ausência de menstruação. Em contrapartida, a falta de estrogênio provoca queda da progesterona e isso afeta o endométrio que pode se tornar espesso e instável e, de maneira imprevisível, a mulher pode ter sangramentos anormais, em grande volume com duração extensa. Estes sangramentos não são característicos de menstruação, ok? Eles não são regulares. Se você tem dúvidas sobre ciclo menstrual, clique aqui e leia nosso artigo sobre o tema.

Hiperandrogenism:

As manifestações do excesso de androgênios são:

● Acne: excesso de espinhas, sobretudo no rosto.

● Alopecia: queda de cabelo com padrão típico masculino (o mesmo do seu tio careca kkkk).

● Hirsutismo: excesso de pelos pelo corpo, geralmente mais grossos e escuros. Na imagem abaixo, você pode observar os locais em que esses pelos tipicamente masculinos surgem.

Disfunções Endócrinas:

A principal disfunção endócrina da SOP é a resistência insulínica que pode levar a Diabetes Mellitus tipo 2, dislipidemia e hipertensão arterial. É o que chamamos de Síndrome Metabólica. Estes quadros também podem cursar com obesidade.

E a fertilidade?

Infelizmente, mulheres com SOP não apresentam ovulação, portanto, se a condição não for tratada a mulher não conseguirá engravidar.

Como ter uma vida normal com SOP?

O tratamento da SOP é direcionado para as queixas de cada paciente e possui uma junção de medidas não medicamentosas e remédios que combatem alguns sintomas.

A primeira medida que usamos para amenizar os sintomas da SOP é a mudança de estilo de vida. Para levar uma vida normal, mulheres com SOP não podem descuidar dos exercícios físicos, alimentação e abandono de hábitos nocivos como tabagismo e uso abusivo de álcool.

A perda de peso é, inclusive, um dos pilares do tratamento, pois, por si só, permite a regulação endócrina que ameniza a resistência insulínica.

Além disso, podemos associar anticoncepcionais hormonais combinados, ou seja, pílulas que apresentam estrogênio e progesterona, no tratamento de mulheres que não desejam engravidar. O objetivo, neste caso, é regularizar os ciclos menstruais. Para aquelas que desejam gestar, o tratamento é realizado com medicamentos específicos para estimular a ovulação, porém o acompanhamento médico deve ser muito próximo.

Veja só: é possível ter uma vida normal com SOP! Exige mais esforço, mas você não precisa sofrer com os sintomas diariamente. Se precisar, estamos à disposição para te atender. Entre em contato conosco!